CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL RECANTO FELIZ SANTA ÚRSULA

No dia 18 de maio de 2003, em Roma, o Papa João Paulo II canonizou Madre Úrsula Ledóchowska, fundadora da Congregação das Irmãs Ursulinas do Coração de Jesus Agonizante.
A missão específica da Congregação na Igreja é anunciar o Cristo e o amor do seu Coração através da educação e do ensino das crianças e dos jovens, através do serviço aos irmãos mais necessitados e oprimidos e através de outras formas de atividades que têm como finalidade a Evangelização do mundo.
Para realizar essa missão a Congregação expandiu-se por 14 países: Polônia, Itália, França, Canadá, Argentina, Brasil, Alemanha, Finlândia, Tanzânia, Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Filipinas e Bolívia.
Seguindo este ideal de Santa Úrsula, em 2003, agradecidas pelo dom da sua canonização, as Irmãs Ursulinas CJA iniciaram uma nova missão educacional em Curitiba/PR, na região do Uberaba - Jardim União Ferroviária - Regional Cajuru. Visando a concretização do Carisma da Congregação com ajuda de amigos, colaboradores e benfeitores, compraram uma pequena casa onde passaram a morar e construíram o Centro de Educação Infantil com o objetivo de atender as crianças das famílias que viviam neste local. Em sua maioria as famílias trabalhavam na reciclagem do lixo ou atividades informais. No CEI Recanto Feliz Santa Úrsula são desenvolvidos trabalhos pedagógicos tendo como seu modelo e referência educacional Santa Úrsula Ledóchowska. No momento, atende 74 crianças, de dois a cinco anos, em período integral.


O propósito da Instituição é possibilitar melhorias na qualidade de vida e perspectivas de futuro não só de quem ali frequenta, mas também da comunidade como um todo.


As Irmãs também se inseriram na comunidade já constituída servindo e promovendo a vida e a dignidade humana através de visita às famílias, aos doentes, catequese, grupos de oração, pastoral da criança, grupo de jovens e adolescentes, Infância Missionária e liturgia.


“Educar para a pátria celeste, para Deus e educar para a pátria terrestre, para a sociedade”, eis a filosofia de Santa Úrsula. Com ações educativas proporcionar às crianças experiências lúdicas sociáveis, de reflexão e diálogo que lhes permitam construir uma visão crítica da realidade e, ao mesmo tempo, incentivar sentimentos de partilha, de respeito e de cuidado com o outro.


“Ide ao mundo com o sorriso nos lábios. Ide semear um pouco de felicidade neste vale de lágrimas sorrindo para todos, especialmente para os tristes, para os desanimados diante da vida, para os que estão caindo sob o peso da cruz. Ide sorrindo para eles com aquele sorriso límpido que fala da bondade de Deus” (Úrsula Ledóchowska).