projeto social

Justificativa

O serviço social na Obra Social Santo Aníbal (OSSA) existe para desenvolvimento de projetos que atendem famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade econômico-social na Vila União Ferroviária. Suas ações têm incidência direta sobre a qualidade do atendimento, no combate à miséria ou pobreza e, sobretudo, na orientação social voltada para a busca dos direitos, conscientização e participação cidadã. Tudo isso numa perspectiva de acompanhamento personalizado, conhecimento da realidade social, econômica e estrutural das famílias do Jardim União.
Sabendo que o poder público também possui instâncias de acompanhamento em assistência social, a OSSA busca trabalhar em parceria, trocando experiências, informações e, especialmente, buscando soluções públicas, privadas e junto à Igreja Católica, para os desafios sociais das crianças, adolescentes, jovens e famílias. As ações do serviço social na OSSA são variadas e buscam fazer valer a proposta sociopedagógica da entidade e a garantia dos direitos constitucionais, particularmente aqueles que tangem a defesa e a proteção social.
 
Objetivo

Acolher aqueles procurarem o atendimento social da instituição,
promovendo o acesso às informações sobre os direitos sociais,
encaminhamentos aos serviços da Rede Local e/ou Municipal de Garantia de Direitos,
bem como contribuindo para a emancipação e a autonomia dos sujeitos.

Principais ações

  • Atendimento em ambiente apropriado, de forma digna, com privacidade e objetividade, as pessoas que procuram os serviços da OSSA, observando sempre o sigilo profissional, bem como através da escuta qualificada, identificar as necessidades das pessoas ou famílias e realizar encaminhamentos para a Rede de Atendimento local ou municipal. 
  • Visita domiciliar através de apreensão técnica de dados subjetivos, compreendendo a maneira de ser e viver da família, sua dinâmica e potencialidades, aproximando e fortalecendo desta forma, os vínculos com a instituição.
  • Captação de recurso, garantindo a sustentabilidade das atividades desenvolvidas no projeto, através de captação de recursos financeiros ou humanos, estabelecendo parcerias com órgãos públicos e empresas privadas, e também doadores individuais.


Resultados

Durante o processo de atendimento e acompanhamento das pessoas e famílias atendidas,
esperamos que:

  • Conheçam e acessem os direitos sociais;
  • Fortaleçam os vínculos familiares e comunitários;
  • Tenham capacidade de decidirem sobre suas vidas;
  • Acessem os bem culturais e sociais da cidade;
  • Exerçam sua cidadania de forma efetiva;
  • Criem formas de se organizarem para reivindicar melhorias para o bairro, bem como estratégias para o cuidado das crianças e adolescentes da comunidade;
  • Tenham consciência da importância do papel de cada um na construção de uma nova sociedade.