Institucional

A OSSA é uma instituição de referência nos serviços socioeducativos em Curitiba. Nascida em 2003, durante esses anos vem capacitando crianças e adolescentes, desenvolvendo talentos e incutindo valores e virtudes. Acolher os usuários dos nossos serviços, oferecendo-lhes atividades socioeducativas que lhes possibilitem a formação ética e cristã, bem como desenvolver as potencialidades são alguns dos pilares da missão da OSSA.

As atividades sociopedagógicas e as oficinas são voltadas para o aprimoramento do caráter, desenvolvimento de aptidões, capacitação por meio de inclusão digital, da cultura, da cidadania e da consciência ambiental. A OSSA possui uma equipe de educadores, apoio institucional, assistente social, pedagoga, atendimento e direção preocupados com o bem e a qualidade de vida das mais de 180 crianças e adolescentes, de 6 aos 15 anos, atendidos pela obra. Com excelência no atendimento, transparência nas parcerias e a colaboração de mais de 20 entidades e empresas parceiras, a OSSA desponta em Curitiba como referência em assistência social e atendimento sociopedagógico.

Na década de 1990, na região de abrangência da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, bairro Uberaba, em Curitiba (PR), surgiram várias ocupações irregulares de terra: Vila Carlota, Marumbi, Ouro Verde, Jardim Alvorada, Cavas de Areia, Vila Audi, Jardim União, Icaraí, Iasmim e outras. O ano 2000 foi declarado como sendo o "Ano Santo” pelo papa João Paulo II. Na Arquidiocese de Curitiba aconteceu, como marco do ano jubilar, as Santas Missões Populares. O objetivo era levar a Boa Nova do Evangelho às famílias, de modo especial nas regiões mais abandonadas. Um dos lugares de evangelização foi a ocupação Jardim União Ferroviária. Viu-se a necessidade de se implantar uma presença maior da Igreja na região. Assim, teve início a atuação Rogacionista neste lugar. Esta presença foi se solidificando e em 14 de janeiro de 2001 rezava-se a primeira missa na comunidade. Esta celebração foi um marco, pois selou o compromisso dos Rogacionistas com os desafios sociais, educativos e econômicos das famílias necessitadas. Além do trabalho e evangelização, percebeu-se a necessidade de um trabalho social e espiritual junto a comunidade, sendo inaugurado em 2007 o primeiro espaço físico da OSSA.